BLOG

Moda Variedades Mídia Estilo Saúde

  Variedades

Tipos de lavagens de jeans e os seus efeitos
Entenda como cada peça de jeans se diferencia uma da outra


Antes da década de 80 do século passado, o jeans chegava ao consumidor final sem lavagem alguma e enrijecido pela goma. Isso causava um desconforto que só desaparecia depois de os consumidores lavarem os jeans algumas vezes. Então, uma nova indústria surgiu: as lavanderias industriais de jeans. Esta indústria, desde então, tem evoluído bastante.

Atualmente, existem diversos tipos de lavagens de jeans, cada um servindo para um propósito e visando chegar a um objetivo de tratamento de jeans diferente do outro. Hoje, as lavanderias industriais são os grandes “laboratórios de moda” para o jeans.

Veja abaixo quais os tipos de lavagem:

Stone Wash

Criado nos anos 80, o Stone Wash utiliza máquinas de lavar com tambores rotativos cheios de pedras. Durante um período de tempo determinado, essas pedras entram em atrito com as peças jeans, gerando o desbote do azul. Com a evolução do processo, novas lavagens surgiram, como o Super Stone, no qual as peças passam mais tempo dentro da máquina, apresentando uma tonalidade de azul diferente. Para clarear ainda mais o jeans, surgiram o Destroyed e o Delavê, lavagens que utilizam uma combinação certa de enzimas e cloro para obter um rápido clareamento e envelhecimento das peças. O Stone Wash pode ganhar o auxílio de produtos químicos, como as enzimas celulósicas que, ao se alimentarem das fibras naturais do algodão, potencializam o efeito de envelhecimento causado pelas pedras, reduzindo o tempo em que o jeans deve ficar na máquina e o custo total do processo.

Vintage

A famosa lavagem Vintage transforma o jeans básico em um “clássico” com ar de envelhecido. Após a lavagem do tipo Stone Wash, a peça está preparada para receber o tingimento Vintage, no qual as fibras do tecido são pigmentadas, ganhando uma nova cor, que caracteriza o tipo de envelhecimento do jeans. Após o tingimento, o jeans pode receber mais efeitos, como bigodes, puídos, ir ao forno e outros, tudo de acordo com a criatividade de cada lavanderia.

Outros processos de lavagem jeans

O Stone Wash e o Vintage não são os únicos processos de lavagem. Existem muitos outros como, por exemplo, um processo que utiliza um produto químico chamado permanganato, que serve para desbotar ou clarear o jeans em locais específicos ao invés de na peça inteira.

Acid Washed

Com uma lavagem muito forte, o jeans Acid Washed possui manchas uniformes, que resultam em um aspecto final marmorizado.

Bleached

É o jeans de tonalidade azul bem clara. É artificial, pois a cor só é alcançada através de processos químicos no tecido.

Dirty Washed

Estilo meio “mulambento”, com um efeito vintage causando a impressão de vestimenta velha e desgastada. Em regra, possui tonalidades queimadas, oscilando entre tons acinzentados a terrosos.

Distressed Denim

É o jeans de aspecto rasgado, desgastado.

Leather Effect

Seu efeito lembra o couro. Indispensável para essa época do ano. Um “Hippie Chic”.

Ombré ou Dip Dye

Essa lavagem tem como principal característica conferir o efeito tie dye ao jeans, quer dizer, o degradê da tonalidade.

Paint Effect

Seu efeito simula manchinhas ou respingos no tecido. É uma das lavagens prediletas das mulheres.

 

 

Fonte: Lavanderia Universo


PUBLICADO EM: 22/SET/2017
PUBLICADO EM:
22/SET/2017



LEIA TAMBÉM

Variedades

Dicas práticas de como cuidar do jeans
Jeans é um item funcional e básico no guarda-roupas de qualquer homem

LEIA MAIS


Variedades

INSTAGRAM!

LEIA MAIS


Variedades

WorkWear - Roony

LEIA MAIS


Variedades

DIA DOS NAMORADOS

LEIA MAIS


Variedades

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

LEIA MAIS


VOLTAR



home empresa coleção
site representantes contato


Copyright © 2017. Todos os direitos reservados a Mepase     |     Tecnologia Rock7

Copyright © 2017.
Tecnologia Rock7

Área de acesso restrita!